Como fazer seu aplicativo se destacar na Google Play Store – ASO

Google Play Store é a maior loja de aplicativos do mundo e se destacar entre os mais de 2 milhões de aplicativos disponíveis é uma tarefa que exige planejamento, objetivos claros e uma estratégia conhecida como ASO — App Store Optimization, ou otimização de loja de aplicativos (OLA).

Sistema operacional móvel mais popular do mundo, o Android tem como concorrente o iOS, do iPhone, bastante elitizado no Brasil, e o Windows Phone, bem distante dos dois primeiros mundialmente, mas relativamente popular por aqui e em outros mercados emergentes.

Para quem cria aplicativos, obter destaque na Otimização de Aplicativos na Play Store significa estar numa vitrine visualizada por uma fatia de 85% do mercado de smartphones mundial, ou mais de 1,5 bilhão de usuários ávidos por novidades.

Se ainda não conhece o conceito de Otimização de Aplicativos, leia nosso post explicando o que é ASO e como a técnica pode impactar em sua estratégia de marketing digital.

Google Play Store Optimization

Neste post, vamos falar especificamente sobre a otimização na Google Play Store, já que sua abrangência é muito maior que a de seus concorrentes.

Recentemente, a NativeX (referência em Otimização de Loja de Aplicativos) divulgou um relatório ressaltando os fatores on-page e off-page que impactam na relevância de um aplicativo da Play Store.

O resultado pode ser visto abaixo:

Otimização Google Play Store

Fatores off-page

Em aplicativos, “off-page” se relaciona a tudo o que está “fora” do controle do app, ou seja, reviews, classificação dos usuários, rankeamento nas mídias sociais, velocidade do download e a quantidade de downloads.

Fatores on-page

Já “on-page” se refere às informações do aplicativo, como palavras-chave, descrição do aplicativo na página, nome do desenvolvedor e nome do aplicativo.

O que impacta na exibição de um aplicativo na Google Play Store?

Segundo o relatório, que mudou a concepção de muitos desenvolvedores, a maioria dos fatores de ASO (App Store Optimization)/OLA (Otimização de Loja de Aplicativos) são de relevância média.

Entenda cada um deles a seguir:

Fatores de baixo impacto off-page
  • Reviews (comentários) — Diferente do que muitos pensam, o fator social, os elogios ou críticas escritos pelos usuários após a avaliação tem um impacto menor na relevância do aplicativo. Mesmo assim, continuamos vendo apps que nos pedem um comentário, com o clássico “deixe sua opinião”.
Fatores de baixo impacto on-page
  • Palavras-chave — OLA definitivamente não é SEO. Ao menos, não na Play Store. Aqui, as palavras-chave são importantes, mas não são cruciais para um aplicativo ganhar relevância. Óbvio, o trabalho tem de ser bem feito, até porque aí entra o princípio de utilidade. Como a loja do Google não oferece uma maneira de adicionar palavras-chave manualmente. Assim, se uma desenvolvedora quer destacar seu aplicativo de calculadora, precisa trabalhar bem outros fatores, como o Nome do Desenvolvedor, do Aplicativo ou Descrição para se destacar.
Fatores de médio impacto off-page
  • Rating Count (Current & Past)
  • Click-Through Rate (CTR)  Para quem já está habituado ao Google Analytics e ao Adwords, não deve ser difícil: CTR é a taxa de cliques, resultado da divisão de cliques por impressões, vezes que o aplicativo apareceu para os usuários na Play Store.
  • Average User Rating — Os apps que recebem o maior número de avaliações positivas, ou seja, que obtêm mais de três estrelas, têm mais chance de se destacar na loja.
  • App Updates — Apps com atualizações mais recentes tendem a aparecer primeiro na Google Play Store. Os updates mostram para a loja que o aplicativo continua recebendo suporte e melhorias, fator positivo.
  • Usage Weights — Com qual frequência o aplicativo é aberto pelos usuários? A Play Store sabe e isso impacta na relevância dele na loja.
  • Discard Rates — Se os usuários estão baixando seu aplicativo, mas ele vai para a lixeira pouco tempo depois, cuidado: isso pode prejudicar a relevância do seu produto na Play Store. Não é um dos fatores mais importantes, mas tem impacto considerável.
Fatores de maior impacto off-page
  • Web Clicks to App Store
  • Geosignal — A localização do usuário são fatores importantes para que a Play Store defina a relevância do aplicativo para cada usuário, conforme o país de origem do desenvolvedor, idioma etc
  • Backlines — Os links externos que o desenvolvedor consegue emplacar internet a fora, direcionando para a página do aplicativo, impactam na interpretação de relevância de um app na Google Play Store. Assim, vale investir na contratação de uma assessoria de imprensa no lançamento do app.
  • Social Media Ranking — Um app popular nas redes sociais se sai melhor na Play Store, principalmente no Google+, mas obviamente o Facebook também tem grande peso. Fica fácil entender porque a maioria dos aplicativos faz uso da integração com redes sociais.
  • Sales — Quanto mais um aplicativo vende, mais lucro dá para a Play Store, então esse é um fator bastante previsível, mas também complexo para desenvolvedores que estão apenas começando.
Fatores de maior impacto off-page
  • Nome do Desenvolvedor (Developer Name) — O nome do desenvolvedor faz a diferença na hora de atribuir relevância. Para desenvolvedores menores, muitas vezes pode trazer um bom impacto incluir ao lado do nome o principal foco da empresa: “Estúdio Games”, por exemplo, no caso de um jogo a ser lançado na Play Store.
Fatores de alto impacto off-page
  • Velocidade do Download — A velocidade do download, por não estar no controle direto do desenvolvedor, é considerada um fator off-page. A Google Play Store privilegia aqueles apps que terão melhor performance na hora de baixar e instalar, ou seja, vale avaliar o mercado no qual o desenvolvedor pretende atuar, verificando as velocidades de conexão média, para focar parte do desenvolvimento no tamanho final do aplicativo.
  • Total de downloads — Cada vez que um aplicativo é baixado, a Play Store bonifica com relevância. É a prova social em sua forma mais primitiva: se é muito baixado, deve ser bom ou ter uma boa reputação. Isso é um dos grandes desafios dos desenvolvedores iniciantes, pois naturalmente o aplicativo não terá muitos downloads no início.
Fatores de alto impacto on-page
  • Descrição do Aplicativo — Com a impossibilidade de inserir palavras-chave, a descrição se torna a única forma — ao lado do nome — de ressaltar as características do aplicativo e direcionar o público. A descrição precisa ser concisa e destacar as palavras-chaves planejadas para a divulgação do app. Se é uma calculadora, essa palavra tem de ser realçada, seguindo princípios de SEO.
  • Nome do Aplicativo — O nome do aplicativo tem alto impacto em sua exibição. Assim, se um app de calculadora receber esse nome, as chances de ser encontrado são maiores do que se tiver um nome estilizado ou que não revela os reais objetivos do app. O problema é que nem todos os desenvolvedores imaginam seu produto com um nome genérico como “calculadora”.

Via: odig

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