O que é ASO – App Store Optimization?

Como fazer ASO App Store Optimization nas principais lojas de aplicativos móveis do mundo, a App Store e a Google Play Store?

Leia Também: Como fazer seu aplicativo se destacar na Google Play Store – ASO

Você pode saber mais sobre como fazer a otimização de Aplicativos nas duas lojas de aplicativos mais populares do mundo nos artigos a seguir:

ASO App Store Optimization

Isso indica que o futuro — e o presente  do mundo (e do marketing digital) passa pela tela de um smartphone, quer você queira, quer não. A importância de fazer a ASO para posicionar melhor os aplicativos nas lojas virtuais e conquistar a tão sonhada receita se deve ao fato de cada vez mais utilizarmos os apps para tudo. O uso dos aplicativos cresceu 58% em 2015 e continua em ascendência.

Neste cenário, você já deve imaginar o quanto é importante fazer um bom trabalho para deixar um aplicativo em evidência adotando as técnicas de ASO App Store Optimization. Mas o que é esse tal de ASO?

O que é ASO?

Desculpem, colegas de Recursos Humanos, não estamos falando de Atestado de Saúde Ocupacional aqui. O ASO – App Store Optimization, apesar de ser um termo bem menos conhecido que o SEO – Otimização de Sites, é uma espécie de “filho” da otimização até então voltada às ferramentas de busca, como o Google.

O ASO pode ser considerado uma técnica de marketing digital e é focado na otimização dos aplicativos para melhorar as chances de ser encontrado na Play Store, App Store (iOS) e na Marketplace (Windows), entre outras lojas virtuais de apps e mídia.

O objetivo final do trabalho, é óbvio, está focado em potencializar a taxa de downloads, seja para gerar receita, melhorar relacionamento ou trabalhar o branding. Aplicativos são feitos para serem baixados e só assim eles são relevantes, não é?

Regras de cada loja

Cada loja de aplicativos tem regras próprias e pouco divulgadas sobre o que tem mais e menos peso para um app ser considerado mais relevante que outro. Entendê-los exige estudo, muitas tentativas e alterações constantes na forma que um app é apresentado.

E assim como a otimização para o Google tem regras diferentes do SEO no Bing ou no Yahoo, o ASO também possui características próprias conforme a loja. Só que, como o mercado mobile é mais fatiado e bem distribuído, não adianta aprender a otimizar um aplicativo apenas na Play Store e esquecer da App Store, afinal, é habitual (quase clichê) o lançamento de aplicativos em ambas as lojas.

Como fazer a ASO App Store Optimization

Com a escassez de dados oficiais das duas lojas e regras obscuras, muitos desenvolvedores de aplicativos apelam para os testes A/B, tentativa e erro mesmo, até descobrir qual a melhor forma de ter um aplicativo relevante nessas lojas virtuais.

Recentemente, publicamos sugestões de como conseguir esse objetivo na App Store, dos dispositivos iOS, e da Play Store, dos dispositivos Android.

Como ainda é bastante recente, muitos não encontram conteúdo sobre ASO em português. Uma das grandes referências de ASO em inglês é a NativeX, um dos principais players na arte de otimizar e preparar lançamentos de aplicativos.

Quem precisa de aplicativos?

Atualmente, não são apenas diversão ou ferramentas, aplicativos são serviços. Pegue seu celular e de uma boa olhada: é aplicativo de banco, de agendamento de revisões na oficina automotiva, de estacionamento, de pedir táxi, de pedir comida, outros oferecer o catálogo da loja de roupas antes mesmo de pisar na unidade física, apps corporativos, entre tantos outros.

Com mais foco e uma pitada de criatividade, é possível encontrar espaços para todo o tipo de aplicativos, inclusive como parte da estratégia de marketing digital das empresas. Um bom exemplo é o Shopping Iguatemi Porto Alegre, que lançou um game no qual os companheiros podem jogar enquanto suas namoradas/esposas/amigas/parentes fazem compras. Os pontos obtidos no app são usados para conseguir descontos reais em cada compra.

Os aplicativos oferecem a facilidade de serem acessíveis na tela do celular, disponíveis a um ou dois toques, enquanto sites necessitam digitação e buscas no Google. O sucesso e utilidade dos apps, porém, passam pela ASO – App Store Optimization.

 

Via: odig

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