Como criar um relatório de usabilidade em dispositivos móveis do Google?

O novo Search Console tem uma experiência atualizada para este relatório. Teste o Relatório de usabilidade em dispositivos móveis no novo Search Console.

O tráfego da Web a partir de dispositivos móveis está crescendo no mundo todo, e estudos recentes mostram que esse tipo de usuário é mais propenso a revisitar sites otimizados para smartphones. O relatório de usabilidade em dispositivos móveis identifica as páginas no seu site com problemas de usabilidade para visitantes nesses dispositivos.

Abrir o relatório de usabilidade em dispositivos móveis

O gráfico mostra problemas de usabilidade em dispositivos móveis detectados no seu site ao longo do tempo.

  1. A tela inicial mostra uma contagem de páginas que exibem erros específicos, agrupados por tipo.
  2. Clique em um tipo de erro para ver uma lista de páginas afetadas pelo erro escolhido.
  3. Clique em um URL de página para exibir uma lista de instruções de como corrigir o erro.
Observação: a maioria dos problemas relacionados à facilidade de uso em dispositivos móveis é abordada no guia Fundamentos da Web, que oferece práticas recomendadas para sites da Web que têm um bom desempenho em muitos dispositivos.

Erros

Os seguintes erros podem aparecer no relatório de usabilidade em dispositivos móveis:

Utilização de Flash

A maioria dos navegadores de dispositivos móveis não processa conteúdo com base em Flash. Portanto, os usuários de dispositivos móveis não poderão acessar uma página que dependa de Flash para exibir conteúdo, animações ou navegação. Recomendamos a criação de animações e da aparência geral do site usando tecnologias modernas da Web. Leia mais sobre Aparência no guia “Fundamentos da Web”.

Viewport não configurada

Como os usuários do seu site usam uma variedade de dispositivos com tamanhos de tela diferentes (desde grandes monitores de computadores a tablets e pequenos smartphones), suas páginas devem especificar uma viewport usando a tag meta viewport. Ela informa os navegadores sobre como ajustar a dimensão e a escala da página para se adaptar ao dispositivo. Saiba mais em Conceitos básicos de Web design responsivo.

Viewport de largura fixa

Este relatório mostra as páginas que têm uma viewport definida com largura fixa. Alguns desenvolvedores da Web definem a viewport com um tamanho fixo de pixel para se ajustar a uma página não responsiva e se adaptar a tamanhos de tela comuns de dispositivos móveis. Para corrigir esse erro, use um design ágil para as páginas do seu site e defina a viewport para corresponder à largura do dispositivo e à escala adequada. Leia sobre como Configurar a viewport corretamente nos “Fundamentos da Web”.

Conteúdo não ajustado para a viewport

Este relatório indica as páginas em que é necessário rolar a tela horizontalmente para ver as palavras e imagens na página. Isso acontece quando as páginas usam valores absolutos em declarações de CSS (Cascading Style Sheets, na sigla em inglês) ou imagens criadas para ter uma aparência aprimorada em larguras de navegador específicas (980 px, por exemplo). Para corrigir esse erro, verifique se as páginas têm valores de posição e largura relacionados a elementos CSS e se as imagens podem ser dimensionadas de forma adequada. Leia mais em Dimensionar conteúdo para se ajustar à viewport.

Tamanho pequeno de fonte

Este relatório identifica as páginas em que o tamanho da fonte é pequeno demais para a leitura, exigindo que os usuários de dispositivos móveis façam gesto de pinça para aplicar zoom e, assim, conseguir ler o conteúdo. Após especificar uma viewport para suas páginas da Web, defina os tamanhos de fonte para escalar de forma adequada na viewport. Leia mais sobre práticas recomendadas relacionadas aos tamanhos de fonte em Usar tamanhos de fonte legíveis.

Tocar elementos muito próximos

Este relatório mostra os URLs dos sites em que elementos de toque, como botões e links de navegação, ficam tão próximos um do outro que o usuário de dispositivo móvel não consegue tocar facilmente no elemento desejado sem tocar também em um elemento vizinho. Para corrigir esses erros, garanta o dimensionamento e o espaçamento correto dos botões e links de navegação para que sejam adequados aos usuários de dispositivos móveis. Leia mais sobre como dimensionar pontos de toque adequadamente.

 

Via: support.google.com