7 Motivos para o seu negócio ter um aplicativo, segundo a Forbes

Motivos para o seu negócio ter um aplicativo, segundo a Forbes

Embora os argumentos sejam bastantes relevantes, considerando, por exemplo, o aumento do uso de internet e o crescimento nas vendas de smartphone, continuamos nossa busca incansável e descobrimos que a conceituada revista americana de negócios e economia, a Forbes, publicou uma matéria com 7 motivos para seu negócio ter um aplicativo próprio.

Então mãos à obra e vamos ao que interessa!

Razões para o seu negócio ter um aplicativo.

Se você acha que a criação de aplicativos são recursos apenas para as grandes marcas como Americanas, Magazine Luiza e NetShoes, você está errado. Cada vez mais as pequenas e médias empresas estão seguindo a tendência, entendendo que uma estratégia mobile eficaz envolve mais do que apenas um site responsivo.

Na verdade, irá perceber que diversas pequenas empresas que interagem com você em seu cotidiano possuem o seu próprio aplicativo – seja no consultório médico ou o centro de spa de beleza. Essas empresas estão à frente do jogo quando se trata de evoluir o seu marketing para o próximo nível.

Você, pequeno ou médio empreendedor, caso ainda não tenha certeza por que deveria ter seu aplicativo, aqui estão sete razões principal de ir por este caminho, mais cedo ou mais tarde. (Por bem ou por mal) 

Primeira razão: seja visível para os clientes em todos os momentos.

As estatísticas mostram que (americano médio gasta mais de duas horas por dia em seu dispositivo móvel)  o brasileiro gasta mais de 3 horas e meia por dia em seu dispositivo móvel.

Aplicativo

Aplicativos populares são uma pequena parcela

Embora apenas um número limitado de aplicativo componha a maior parte deste consumo total, isso não muda o fato de que cada usuário tem um tempo livre entre alternar de um aplicativo para o outro. Estar “no caminho” pode ser uma vantagem para a sua empresa, como a nossa mente faz inconscientemente gravar cada imagem e texto (ou ícone do aplicativo bem projetado!) que vem transversalmente – mesmo se isso acontecer despercebido, como uma notificação push por exemplo.

Segunda razão: criar um canal de marketing direto

Aplicativos possuem muitas funcionalidades: podem fornecer informações gerais, preços, formas de reserva, recursos de pesquisa, contas de usuário, mensageiros, feeds de notícias, conteúdos exclusivos e muito mais.
Um dos maiores benefícios de ter um aplicativo móvel é que todas as informações que você gostaria de oferecer aos seus clientes – incluindo vendas e promoções especiais – estarão na ponta dos dedos. Através de notificações push você terá uma interação mais direta, podendo facilmente lembrar os clientes sobre seus produtos e serviços sempre que fizer sentido.

Terceira razão: fornecer valor aos seus clientes

Falando sobre informações ao alcance da mão, pode-se disponibilizar de forma fácil, o seu tradicional  sistema de incentivos e pontos fornecidos ao seus clientes.

Por exemplo, ao invés de ficar com o velho cartão de pontos, você pode criar um ambiente dentro do aplicativo para que seus clientes possam acompanhar as recompensas e bônus. O resultado? Mais downloads e mais retorno dos clientes. (Leia nossa matéria sobre Gamification: a inovação que você precisa conhecer, para saber um pouco mais sobre como obter mais resultados utilizando técnicas de games.)

Quarta razão: construir marca e reconhecimento

Um app para o seu negócio pode contribuir muito para o reconhecimento da sua marca. Vamos dividir este tópico em dois aspectos, a combinação que fará com que a sua aplicação seja um verdadeiro vencedor:

    • Brand: um aplicativo móvel é como um outdoor. Você pode fazer o que quiser com ele. Você pode fazê-lo tradicional, funcional, chocante, ou informativo. Mas o que você realmente quer fazer é criar um aplicativo que tenha características que seus clientes vão adorar, e ao mesmo tempo, seja bem marcante e bem planejado.
      • Reconhecimento: quanto mais você tiver clientes envolvidos com o seu aplicativo, mais cedo eles estarão inclinados a comprar o seu produto e/ou serviço. Na publicidade isso é chamado de “frequência eficaz“: como uma regra de ouro, ouvir e/ou ver a sua marca cerca de 20 vezes é o que vai levá-lo realmente a comprar.

Quinta razão: melhorar o envolvimento com o Cliente

Não importa se você está vendendo flores ou serviços de spa, seus clientes precisam de uma maneira de alcançá-lo. Ter um recurso de mensagens dentro de seu aplicativo pode realmente fazer a diferença na forma como você se comunica com seus clientes. Pense nisso: ao invés de ligar para um restaurante com o intuito de reservar uma mesa, você pode reservá-lo com menos de cinco toques em sua plataforma. Agora pense sobre isso:

Quantos clientes preferem se comunicar com você através de texto a através do telefone? Infelizmente o telemarketing criou uma barreira entre a necessidade do cliente e o serviço oferecido.

Sexta razão: esteja fora da competição

Até o presente momento, são raras as pequenas empresas que investem em aplicativos e este é o motivo onde você pode dar um grande salto à frente dos seus concorrentes.

Seja o primeiro em sua vizinhança para oferecer um aplicativo móvel aos seus clientes.

Eles vão se surpreender com a sua abordagem e visão de futuro!

Sétima razão: cultive a lealdade do cliente

Por último, mas não menos importante, a razão mais importante que você deve considerar na construção de seu próprio aplicativo é a fidelidade do cliente. Com todo o barulho lá fora – banners na estrada, outdoors, sinais luminosos, anúncios de jornal, folhetos, cupons, sites, banners de sites, anúncios no Facebook, e-mail marketing – perde-se lentamente o nosso impacto sobre os clientes por causa da imensa quantidade de publicidade que nos rodeia. É o momento exato de estabelecer uma conexão verdadeira e sincera com seus clientes e torná-los um amante fiel de seu produto e/ou serviço. Não estou dizendo que um aplicativo móvel vai salvar o seu negócio, mas pode ser uma maneira de ficar mais perto de seus clientes, sendo apenas um “dedo” de distância em todos os momentos.

Via: usemobile